domingo, 2 de maio de 2010

Túnel do tempo (HohlKlingeln)

“Texto extraído e traduzido de livro publicado em 1956. Servindo de comparativo e apontamento para estudo da evolução da teoria do canto Harz”.

HOHLKLINGELN

Faz parte dos touren considerados importantes, considerado de pontuação mediana. Hohl (oco), Kingeln (Campainha), ou seja, campainha oca.

Pertence a categoria dos tours semi-descontinuos, assim sendo, encontra-se por conseqüência lógica entre os tours contínuos e os descontínuos.

Quem não tem dificuldade em reconhecer um Hohlrollen, menos ainda terá ao estar diante deste tour, que geralmente se escuta logo após a execução do tour Hohlrollen. Podemos dizer que quando se abrem as escalas da cadencia continua representada pelos “erres” ao desaparecer estes, apresenta-se outra consoante, a “L”, conservando as mesmas vogais do Hohlrollen. A verdadeira diferença tem origem no movimento expressado pela ave. Na Hohlrollen a ave emitem um som rodante(rolado) em HohlKlingeln apresenta movimento e som de campainha.

Não podemos acreditar que pelo fato de não ser um tour rodante suas sílabas não estejam separadas. Rompe-se em certo modo a continuidade dos tours considerados rodantes, porém, não chega a separar-se como um todo, e pode-se dizer que não se observam pausas silábicas no tour HohlKlingeln. Confrontando estes dois tours podemos estabelecer certos pontos de comparação. Se tomarmos em conta a qualidade dos sons emitidos, deixaremos assentado que são equivalentes em um mesmo pássaro. Levando-se em consideração que Hohlrollen possui um máximo de 9 pontos e que HohlKlingeln alcança 6 pontos, podemos afirmar com pouca probabilidade de erro, que um canário que receba no primeiro tour 7 pontos, corresponderá em 5 pontos para seu HohlKlingeln. Segundo opiniões autorizadas, para um Hohlrollen de 7 pontos, não deveria se anotar, por exemplo, 3 pontos para seu Hohlklingeln (sempre considerando o mesmo pássaro). Um órgão capaz de produzir um excelente Hohlrollen será apto a produzir um excelente HohlKlingeln. É possível que em um futuro não muito distante se eleve este tour para os de categoria muito bons com uma pontuação máxima de 9 pontos, tendo em conta as belas formas com hoje se apresenta este tour: HohlKlingeln que sobe e baixa (ondulante) acompanhando o movimento dos Hohlrollen curvados. É fascinante ouvir a vários canários que passam ao mesmo tempo de Hohlrollen ao Hohlklingeln, dando a impressão que os segundos continuam descrevendo a mesma trajetória. Devemos acreditar no encanto de alguns canários, e ainda mais, em um verdadeiro talento musical.

O texto que abaixo representamos, se fundamenta em suas melhores vogais: u, o, ü e na consoante que melhor o representa “L”.

Lulululu, lolololo, hühühühü, hohohoho.

Também pode ser representado pela consoante “h”, tendo como resultado um HohlKlingeln saltante, por ser esta consoante quase muda. Neste caso pode alguns criadores confundir este tour com um Schockel. O tour HohlKlingeln não importa numa emissão vibrante como no tour Schockel, em que o canário canta com o peito, sendo que é mais superficial. Canta com a garganta e sem fazer grande esforço.

Quando o canário ao executar HohlKlingeln utiliza a vogal “e” ou “a”, se deixa ouvir um som nasal, perdendo seu valor. Quando a consoante é marcada com tal força que sufoca a vogal, resulta num HohlKlingeln golpeado, duro e portanto desagradável ao ouvido.

O HohlKlingeln apresenta três formas distintas:

Forma Clássica – rápida, normal ou lenta;

Forma Golpeada – na sobreposição de sílabas com distintas vogais;

Forma em ritmo de Schockeln – é um Hohlklingeln pulsante e lento, porém será sempre um tour de garganta sem pausas intersilábicas.

Valoração – O esquema valorativo é o seguinte:

Lü,lü,lü,lü: de 2 a 3 pontos;

Lo,lo,lo,lo: de 3 a 5 pontos;

Lu,lu,lu,lu: de 4 a 6 pontos.

As oscilações previstas estão condicionadas a qualidade de suas vogais, a riqueza de suas formas e às seis condições indicadas quando estudamos o Hohlrollen, que ademais alcançam a todos os tours: altura de tom, limpeza e pureza de suas sílabas, sonoridade, força, volume e longitude.

(Texto extraído do livro “Tratado de Canaricultura Roller” do Dr. Evaristo R. Fratatoni, publicado em 1956. O autor é Juiz de Canto Roller pela Federação Argentina de Canaricultura e Juiz pela Associação Ornitológica Internacional). Espero que o presente texto seja de bom uso e esclarecedor para aqueles que prezam pela valorização e crescimento da canaricultura de canto Harzer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário