Blog dedicado à divulgação e preservação do canário harzer roller. Dicas, notícias e eventos envolvendo canários de canto clássico em especial o canário Harz Roller, também conhecido como flauta alemão.
Assim dizia a lenda:
Certos magos ermitãos, que viviam nos bosques de Harz, preocupados com o progresso e a automatização do mundo e com o afastamento do homem da natureza, decidiram buscar uma solução.
Os bons magos ermitãos se puseram de pé. Com a cabeça baixa e lentos passos, começaram a percorrer a selva. Um deles levava um passarinho recém-trazido das ilhas canárias, e acariciava sua plumagem. O trino da pequena ave os ajudava a meditar.
Imediatamente, os magos se detiveram deslumbrados. Uma idéia viera iluminar suas mentes, em forma mágica e fugaz: aquela ave seria a solução! Em seu coração puro tratariam de introduzir o espírito da selva virgem, onde a natureza reinava como ama e senhora, onde o progresso não chegava, e, portanto, vivia em paz. E assim fizeram.
O canarinho, com sua voz agradável e doce, com seu espírito mágico e alado levou para a casa do homem o canto do bosque.
O canário de Harz havia sido criado especialmente para o homem, para ser o emissário da Natureza e conseguir o sossego dos espíritos. Cantando exatamente o que os magos o fizeram ouvir.
Vruruvfrovfro—como o vento; Rururoeore rororoerururur—como o murmúrio das sílfides nos ares; Krrr...Krrr—como um suave e débil murmúrio que logo estala em Krrrrrr...Knorrrrrrr...Knorrrrrrrrr e se escutam as pedras caindo pelos barrancos; Gluck, gluck, Glock, Glock—como o carcarejar de uma galinha chamando seus pintinhos; He, ho, ho, ho, hu, hi—como tintinam os pacíficos rebanhos; Rilirrrr—é a serenata do grilo enamorado; e Ho, ho, ho, ho—como o assustado grito de uma ave silvestre no bosque.
E o inquieto Harzer-Roller segue abitando na casa dos homens que, graças aos poéticos magos ermitãos das florestas de Harz, tem agora um cantinho do bosque em suas casas, concentrado na garganta do suave e mágico cantor.
Por Alexandre de Oliveira Brandão , Juiz COM e OMJ
SISTEMA PARA APRECIAÇÃO DO CANTO DO CANÁRIO DO HARZ
Quando pretendemos conhecer bem o SISTEMA prático de apreciação ou julgamento dos canários do Harz, é fundamental conhecermos o fim a atingir com o SISTEMA. Para tal devemos conhecer detalhadamente todos os pormenores do Sistema que nos levarão não só a uma eficiente e justa apreciação das aves em concurso, como também, o que não será menos importante, permitir que possamos dar preciosas indicações com vista a futuros acasalamentos. Conclui-se pois que o SISTEMA tem muita utilidade não só no apuramento da espécie, como nas provas a prestar em concursos.
Anteriormente a 1950 quando os peritos eram chamados a julgar um número não elevado de aves, ( nessa época havia muito menos criadores ) limitavam-se a mandar agrupar as aves, a ouvi-las em conjunto e como se poderá deduzir, dentro de certa confusão, tomavam os seus apontamentos sem base em qualquer Sistema, mas sempre ao gosto e simpatia dos mesmos peritos que, muita vezes também eram concorrentes.
A partir de 1950, o número de criadores em todo o mundo aumentou substancialmente; as aves apresentadas em concursos foram em maior quantidade, verificando-se que o antigo processo de classificação jamais poderia ser aplicado por absurdo e muito falível. Como resultado do aumento de criadores de aves, foram inscritas e apresentadas em concurso na 2ª Exposição e Concurso Mundial realizado em Anvers - (Bélgica) em Janeiro de 1954, 1.400 Canários do Harz. Com tal número de aves apresentadas a concurso, não havia hipótese de julgamento pelo critério seguido até 1950; assim, reconheceu-se que havia imperiosa necessidade de ser adoptado um SISTEMA que permitisse julgar tal número de cantores, sem confusão, mas ao mesmo tempo prático, em classes separadas e por maior número de juizes, para que os julgamentos tivessem o seu termo dentro de 3 dias, o máximo de tempo geralmente estipulado para concursos mundiais.
Como sabemos, os canários do Harz são julgados em grupos de 4 aves (stam ou equipas) e têm o direito a meia hora de julgamento; portanto, como 1.400 aves são 400 equipas, seriam precisas 200 horas para concluir os julgamentos, que nunca poderiam ser feitos por número inferior a 5 equipas de juizes. Conclui-se assim que, em qualquer concurso nacional, internacional ou mundial, os peritos terão de apreciar as aves canoras do Harz segundo um SISTEMA ou Standard definido, adoptado e conhecido a fundo por todos eles, para se poder conseguir uma avaliação justa. Esta, a razão porque foi tão necessário dispor de um SISTEMA uniforme para avaliação do canto do canário do Harz.
PRINCÍPIOS DO SISTEMA C.O.M.
A Confederação de Ornitologia Mundial que sucedeu à Confederação Internacional de Canaricultura - C.I.C. - e que agrupa cerca de 90% dos criadores do mundo, adoptou então um SISTEMA ou STANDARD universal, ideado em 1992 pelo Dr. Wolff, de Leipzing.
Este SISTEMA tem vindo a ser revisto em Congressos da Ordem Mundial dos Juizes, - O.M.J. - sempre com a finalidade da melhoria do canto Harz, o que é de enaltecer.
Para a classificação do canto do canário do Harz adoptam-se números, que vulgarmente são conhecidos por pontos.
Para podermos fazer uma análise total da canção, cada parte da mesma deverá ser apreciada conforme a sua importância; a cada parte será atribuído o respectivo ponto conforme o seu valor, que no final irá contribuir ou não para valorizar a harmonia do todo, ou ao contrário, poderá contribuir para a desvalorização, se forem detectadas tonalidades ou frases faltosas.
As tonalidades da harmonia dividem-se em três classes: MUITO BOM - BOM e SUFICIENTE
As tonalidades faltosas também se dividem em três classes: MAU - MUITO MAU e PÉSSIMO
Como é óbvio, as frases com boa tonalidade devem ser classificadas com notas positivas, o que não acontece às frases faltosas que devem averbar notas negativas, que serão deduzidas ao total das notas positivas. Há ainda uma nota negativa - 0 - ZERO que pune certas faltas ligeiras; esta nota negativa embora sem valor pode ser deduzida ao total positivo, indica um defeito na frase ou na tonalidade, o que em certa medida, desmerece um pouco a ave à qual foi atribuída a nota - 0 -.
CONSTRUÇÃO DO SISTEMA C.O.M.
Tomando por base as frases com melhor tonalidade, (as mais graves e profundas ), melhor desenhadas e perfeitas, construiremos o método para atribuição de pontos; sabendo pela prática, que as frases de canto Harz não têm méritos e defeitos ao mesmo nível, o desnível verificado entre cada frase irá permitir a atribuição da nota a cada parte da canção, tendo em conta os seguintes objectivos:
Tudo o que possa ser influência no valor do canto deve ser apontado.
A mesma frase da canção não poderá ser julgada duas vezes nem como mérito, nem como defeito. A qualidade do canto, mesmo a de menor valia, deverá ser observada em relação às outras.
O SISTEMA deverá também indicar aos criadores o melhor caminho a seguir para obtenção de melhor nível de canto; conclui-se assim que , ouvindo atentamente todas as frases da canção do canário do Harz se poderá aplicar o SISTEMA, que se compõe de: FRASES POSITIVAS E FRASES NEGATIVAS
As frases positivas, deverão ser analisadas segundo os seguintes princípios:
ALTURA DA FRASE - contrário: sem força, imperceptível, etc.
PUREZA DE SOM (TOM) - contrário: nasal, roufenho, ruidoso, etc.
TONALIDADE - contrário: estridentes, frases secas, anasaladas, etc.
RIQUEZA DE SOM - contrário: largo, monótono, má expressão, etc.
FORÇA DA FRASE - contrário: sem vida, com pouca convicção, etc.
DURAÇÃO DA FRASE - contrário: frases curtas, sem continuação, etc.
VARIEDADE - contrário: cantar as frases sempre pela mesma ordem, falta de frases principais, etc.
As frases negativas deverão ser julgadas segundo os seguintes princípios:
FALTAS LIGEIRAS (de 3 a 9 pontos de punição) frases ruidosas, cacarejadas, etc.
FALTAS GRAVES (de 3 a 9 pontos de punição) frases estridentes, ásperas, etc.
FALTAS MUITO GRAVES frases com zit zit, chap chap e swiren ( tonalidade idêntica ao som do rasgar do pano). As frases muito graves implicam a exclusão do concurso.
As notas negativas deverão ser deduzidas ao total das notas positivas; por exemplo: se uma ave alcançou 72 pontos e teve uma falta ligeira de 2 pontos negativos, passará a ter somente 70 pontos.
Desde 1958 que possuímos o diploma de juiz-expert de canto Harz e, não obstante termos feito parte de inúmeros concursos nacionais, internacionais e mundiais, nunca tivemos a oportunidade de aplicar qualquer nota negativa com influência no total, sintoma de que os criadores há muito estão de posse de conhecimentos de canto de Harz que os têm levado a bons resultados; todavia ainda deparamos com aves merecedoras de nota “0”, principalmente nas frases degenerativas, (WASSEERTOREN e GLUK) assim como em impressão geral - como é óbvio, nem as frases são cantadas de modo a poderem merecer boa impressão a quem as julgar.
A título meramente informativo indicamos que no Campeonato Mundial de Munique, realizado em Janeiro de 1972, aplicámos 34 “00” a várias aves no total de 322 que classificámos; no Concurso Mundial de Maline-Bélgica -, cidade que deu o nome à variedade de canto “MALINOIS”, realizado em 1975, já aplicámos menos “00”, somente 24 num total de 298 aves que classificámos e, em 1070 atribuímos somente 9 “00” num total de 231 aves que classificámos no Concurso Regional de Sevilha, organizado pela Associación Roller del Sur, com sede em Córdoba cuja totalidade de associados se dedica somente à criação de Canários de Harz. Estes números demonstram o quanto têm evoluído os criadores da espécie.
Além da pontuação atribuída às frases que a ave cantou, deve-se conceder também a nota referente à boa ou má impressão que a ave nos mereceu consoante o seu canto harmonioso, alegre, solto, expontâneo, com nota positiva, ou medíocre, anasalado, sem vida, estridente, com o inevitável “0”. A nota a atribuir à boa impressão deverá ser assinalada em coluna própria logo a seguir às notas positivas, às quais deve ser adicionada para que se possa encontrar o total positivo.
A espécie de canários do Harz está agrupada na Secção “A” que actualmente se divide em 4 Classes:
CLASSE I - Equipas de 4 aves do ano e de criação própria.
CLASSE II - Individual do ano e de criação própria.
CLASSE III - Equipas de 4 aves - Canto e Cor - do ano e criação própria.
CLASSE IV - Individual - Canto e Cor - do ano e criação própria.
Nas classes III e IV - Canto e Cor - não são permitidas as cores Amarelo, Verde e Castanho nem mesclados de Verde ou Castanho.
Nas Classes II e IV (Individuais), cada ave cantará para a sua própria classificação e, nas classes I e III (Equipas), cantará para a classificação do Stam.
O critério adoptado para o julgamento das Equipas deverá ser o mesmo para os Individuais com a diferença de que, ao total da soma dos resultados obtidos pelas 4 aves, deve-se juntar a nota referente à Harmonia do Stam, que vai de 0 a 6 pontos. O cálculo para a atribuição de pontos relativo à Harmonia do Stam obtém-se pela diferença entre a ave menos classificada e aquela que alcançou maior pontuação. Exemplos:
90 90 90 90 / 89 89 89
(Estas 2 equipas têm a mesma pontuação o que significa Harmonia no todo) - 6 pontos
88 88 88 87 / 86 86 86 85
(Existe um ponto de diferença entre a 1ª e a 4ª ave - Harmonia não total ) - 5 pontos
88 88 87 86 / 87 87 86 85
(Há 2 pontos de diferença entre a 1ª e a4ª ave - Harmonia não total) - 4 pontos
90 90 89 87 / 89 89 88 86
(Há 3 pontos de diferença entre a 1ª e a 4ª ave - Harmonia medíocre) - 3 pontos
90 89 87 86 / 89 89 87 85
(Há 4 pontos de diferença entre a 1ª e a 4ª ave - pouca Harmonia) - 2 pontos
90 88 88 85 / 89 89 87 84
(Há 5 pontos de diferença entre a 1ª e a 4ª ave - Harmonia quase nula) - 1 ponto
89 88 84 83 / 90 87 96 84
(Há 6 pontos de diferença entre a 1ª e a 4ª ave - nenhuma Harmonia) - 0 pontos
PADRÃO DE CANTO DO CANÁRIO DO HARZ
Padrão de Canto do Canário do Harz adoptado pela Confederação de Ornitologia Mundial - C.O.M., cujo máximo é de 90 pontos para a classe individual e de 360 pontos para as equipas, divide-se em:
FRASES PRINCIPAIS - FRASES MÉDIAS E FRASES INFERIORES
Das frases principais fazem parte:
HOLROLLEN ( rolada oca) com valor entre 1 e 27 pontos
KNORREN (baixo da canção) com valor entre 1 e 27 pontos
WASSERTOREN (frases com água) com valor entre 1 e 27 pontos
Das frases médias fazem parte:
HOLKLINGEL (campainha oca) com valor entre 1 e 18 pontos
FLUTEN (flautas) com valor entre 1 e 18 pontos
SCHOKELL (imitativo do riso) com valor entre 1 e 18 pontos
KLUKEN (imitativo do perú) com valor entre 1 e 18 pontos
Das frases inferiores fazem parte:
KLINGELTOREN frases agudas que agrupa:
KLINGEL (campainha) com valor entre 1 e 9 pontos
KLINGELROL (campainha rolada) com valor entre 1 e 9 pontos
Do modo como acima se descreve, o PADRÃO DE CANTO DO CANÁRIO DO HARZ é constituído pelas seguintes frases, que passamos a indicar como melhor são conhecidas entre nós:
HOLROL - KNORR - WATERROL - HOLKLINGEL - FLUT - GLUK - KLINGEL E KLINGELROL.
COMPOSIÇÃO DAS FRASES DO CANTO DO CANÁRIO DO HARZ
Pela riqueza da sua estrutura e tonalidade, o HOLROL - rolada oca - é considerada a mais bela frase do canto Harz, razão porque aparece no topo do Padrão: sem esta frase não há aves de categoria.
HOLROL é uma frase composta de duas palavras: HOL - oco cavernoso - e ROL - rolada -, que poderemos exemplificar do modo seguinte: uma sucessão de RRR ligados às vogais “U”, “OU” e “EU”, que são as de melhor tonalidade, exemplo: Rururururu - Rourourourou e Reureureureu. A consoante “R” nunca deve sobrepor-se às vogais, devendo ser aplicada de maneira equilibrada para não formar uma frase agreste, dura.
HOLROL pode ser cantado de formas diferentes:
HOLROL CONTÍNUO - se a ave se limita a cantar sempre na mesma tonalidade.
HOLROL VIBRANTE - se a ave canta no sentido ascendente e termina num leve agudo vibrante.
HOLROL ONDULANTE - se a frase é cantada com ondulações; o HOLROL ONDULANTE é a melhor das variantes se a ave cantar em tonalidade oca e profunda, grave.
KNORR - baixo da canção - em francês «grogner», pertence às frases imitativas: - grunhir do porco - que representa bem o texto. Esta frase, assim como o HOLROL constituem a base da canção.
KNORR é composto pelas consoantes quase imperceptíveis «KN» logo seguido de uma sucessão de «RRR» ligados a vogais; as melhores para um bom Knorr são: «U», «OU» e «OE» que acentuam maior profundidade; ouvimos muitas vezes as vogais «A» e «E» que levam uma tonalidade mais dura e portanto menos valiosa.
Exemplificando a seguir o emprego que a ave deve fazer das consoantes e vogais: Knrurururururu - Knrourourourou - Knroeroeroeroe - Knrararararara e Knrererererere.
KNORR tanto pode ser cantado de forma rolante como tilitante - com uma pequena pausa entre cada sílaba - e ainda em tonalidade oca. No primeiro caso - serrado - mantém-se a mesma designação KNORR; no segundo caso - tilitante - denomina-se KLUQUEKNORR e no terceiro caso - oco - denomina-se HOLKNORR (KNORR OCO). Um bom KNORR será aquele que principiando por um serrado - KNORR, deriva para um oco - HOLKNORR, terminando em tilintado - KLUQUEKNORR.
WATERTOREN - frases com água:
Do WATERTOREN fazem parte: o WATERROL - rolada de água - e o WATERKLUK - KLUQUE com água - ; este último raras vezes se ouve.
As melhores consoantes são: «GL», «KL» e «DL»; as vogais de melhor tonalidade são «OI», «OUI» e «OEI». Exemplo de WATERROL:
GLOIGLOIGLOI - GLOUIGLOUIGLOUI - GLOEIGLOEI - KLOIKLOIKLOI - KLOUIKLOUIKLOUI - KLOEIKLOEI - DLOIDLOIDLOI - DLOUIDLOUIDLOUI - DLOEIDLOEI
Sem o auxílio de uma ave é muito difícil a exemplificação do WATERTOREN. No caso do WATERROL ficaremos com uma vaga ideia se mergulharmos um tubo na água a várias profundidades e lhe soprarmos com alguma tonalidade de voz. Para o WATERKLUK ainda é mais difícil a exemplificação.
HOLKLINGEL - campainha oca:
HOLKLINGEL é composto por duas palavras: HOL - oco - e KLINGEL - campainha. Podemos tomar como exemplo uma sineta de bordo que tem uma tonalidade oca.
Como consoantes tem o «L» e o «H» aspirado e como vogais, as melhores são «U», «OU» e «EU» tal como no HOLROL; estas vogais transmitem tonalidades mais harmoniosas e graves. Assim, teremos: LULULULULU - LOULOULOULOU - LEULEULEULEU - HUHUHUHUHU - HOUHOUHOUHOU - HEUHEUHEUHEU.
Enquanto o HOLROL se apresenta em rolada, o HOLKLINGEL apresenta-se como uma pausa algo pronunciada entre cada sílaba. Quanto mais oco e profundo for o som imitado pela ave, mais alta será a pontuação a atribuir-lhe.
FLUT – flautas
Esta frase é a mais difícil de distinguir; a ave, ao cantá-la, dá a impressão de imitar um lamento; serve de descanso e muitas vezes como via de transição para outras frases. As melhores consoantes o «B» e o «D» e os melhores vogais são também as mesmas do HOLROL e do HOLKLINGEL: «U», «OU» e «EU» , e podemos exemplificar assim:
BUBUBUBUBU - BOUBOUBOUBOU - BEUBEUBEUBEU - DUDUDUDUDUD - DOUDOUDOUDOU - DEUDEUDEUDEU.
Se a ave cantar o FLUT com as vogais «EU» deve fazê-lo com o «E» mudo.
SCHOKELL - frase imitativa do riso, gargalhada lenta, de satisfação:
SCHOKELL para ser bem pontuado terá de ser muito cadenciado; esta frase é um tanto difícil de reconhecer porque é uma aproximação do HOLKLINGEL e do FLUT, cada sílaba deverá ser pronunciada com uma pausa em relação ao HOLKLINGEL; se assim não for será HOLKLINHEL e não SCHOKELL; se a pausa for exagerada para mais, então será FLUT e não SCHOKELL. Quer isto dizer que o SCHOKELL está entre o HOLKLINGEL e o FLUT. A melhor consoante é o «H» aspirado; as consoantes «B» e «G» pronunciadas com suavidade também são de aceitar.
Um bom SCHOKELL tem de ser cantado em tonalidade grave, de forma contínua, descendente ou ainda ascendente.
As melhores vogais são o «U» e «OU», exemplo: HU HU U U - HOU HOU HOU. Esta frase é muito desejada pela maior parte dos criadores mas torna-se muito difícil a sua implantação nos aviários; quando por sorte do acaso aparece alguma ave cantando este tour será quase certo que no ano seguinte o SVHOKELL passa a HOLKLINGEL ou a FLUT. A ultima vez que ouvi um bom SCHOKELL profundo com bom emprego de consoantes e vogais foi em 1975 em Maline - Bélgica, quando fiz parte do Júri de classificação da secção HARZ no Mundial desse ano.
GLUK - som imitativo do perú:
GLUK é também uma frase imitativa; é muito semelhante ao GLUGLU do perú ao responder a um assobio. Desta frase fazem parte: o GLUK, o HOLGLUK - Gluk oco, o GLUKROL - Gluk rolado, o WATERGLUK - GLUK com água e o KETTINGLUK - GLUK metralhado. Destas 5 variantes de GLUK, apenas o GLUK deve ser pontuado; as restantes, melhor ou pior cantadas, somente terão o mérito de tornar o canto mais variado, menos monótono. Esta frase degenera com muita facilidade; assim e por esta tendência degenerativa, a grande meioria dos canaricultores há anos que tenta, por sucessivos acasalamentos, banir dos seus aviários esta variação de canto.
Até ao presente têm sido infrutíferas as tentativas de eliminar definitivamente o GLUK, já que o canário ancestral era portador desta frase; assim, embora conjecturemos ter banido dos nossos aviários esta frase, (mesmo depois de alguns anos de sucessivos cruzamentos para atingir este fim e, até mesmo, depois de conseguirmos aves sem GLUK), nada nos garante que a nossa pretensão terá êxito pois que, dentro da normalidade, esta frase irá aparecer em futuras gerações; jamais poderemos esquecer as Leis da Hereditariedade…
As melhores consoantes são «GL» ou«KL» e as melhores vogais são «U» ou «OU», exemplo: GLU GLU GLU - GLOU GLOU GLOU - KLU KLU KLU - KLOU KLOU KLOU.
KLINGELTOREN - campainhas agudas:
Como já acentuámos anteriormente o KLINGELTOREN divide-se em KLINGEL E KLINGELROL; o KLINGEL destaca-se do KLINGELROL por uma pequena pausa entre cada sílaba e pelas consoantes que são o «T» e o «B»; como vogal deve ter o «I». O KLINGELROL, que é uma frase rolada, género campainha eléctrica, tem como consoante o «R» e a vogal «I».
Exemplo do KLINGEL: TI TI TI TI - BI BI BI BI.
Exemplo do KLINGELROL: RI RI RI RI - RI RI RI RI;
A consoante nunca deve dominar a vogal para não imprimir a dureza à frase; deverá ser a vogal «I» a impor-se à consoante. Apesar de estas frases - KLINGEL e KLINGELROL - serem as menos valiosas, quando cantadas com perfeição são sempre agradáveis ao ouvido e valorizam o conjunto do canto. Há aves que cantam maravilhosamente o KLINGELROL, com ritmo em tonalidades suaves - descendentes, ascendentes ou ondulantes que completam maravilhosamente o repertório do cantor.