domingo, 21 de março de 2010

Estudo do Canto Harz

1. Padrão de Canto

O padrão de canto do Dr. Wolf adoptado universalmente pela COM é composto pelas seguintes frases:

  • Hohlrollen (rolado oco)
  • Knorren (baixos da canção)
  • Wassertouren (frases de água)
  • Hohlklingel (campainhas ocas)
  • Pfeifen – Flute (flautas)
  • Schockel (gargalhada – som imitativo do riso humano)
  • Glucken – Gluck (glus)
  • Klingeltouren (campainhas) que agrupa o:
    • Klingel
    • Klingelrollen

O hohlrollen e o knorren são considerados frases principais e assim como o watertouren têm o valor de 1 a 27 pontos.

Hoklingel, Flute Schockel e Gluck são consideradas frases médias e têm o valor de 1 a 18 pontos.

O Klingeltouren são consideradas frases agudas e inferiores e têm somente o valor de 1 a 9 pontos (como esta frase está dividida em Klingel e Klingelrollen, actualmente, são valorizadas individualmente entre 1 a 3 pontos cada uma – acrescento de João Paulo).

Pela riqueza da sua estrutura o Hohlrollen é considerada a mais bela frase do canto Harz, sendo por mérito próprio colocada à frente do reportório.

Para terminar este capítulo apresentam-se todas as frases que formam a canção do canário do Harz:

2. Princípios do Sistema do Dr. Wolf Para Apreciação do Canto

O sistema tem por base as seguintes regras fundamentais.

Para se fixar o número da canção usam-se números – pontos. Cada parte da canção deve ser apreciada conforme a sua importância. Será este o critério absoluto que preside à análise total da canção. A cada parte da canção será atribuído um número – ponto que representará o seu contributo para a harmonia do todo. A mesma parte da canção só pode ser apreciada uma vez, quer como mérito quer como defeito. Tudo o que tiver influência no valor do canto deve ser julgado. A qualidade do canto, mesmo a mais simples, deve ser observada em relação às outras. Com vista à obtenção de um bom nível musical o sistema indicará o melhor caminho a seguir pelos criadores.

As unidades de canto ou frases são divididas em duas classes:

§ frases de valor ou

§ frases faltosas.

Para que as frases possam ser punidas deve ter-se em conta os factores que permitem determinar o valor das frases boas. Assim, em relação às frases de valor encontraremos:

  • primeiro altura de frase,
  • segundo pureza de som,
  • terceiro tonalidade,
  • quarto riqueza de som,
  • quinto força de frase,
  • sexto duração de frase e
  • sétimo variedade.

Observando-se estas qualidades e de acordo com o seu grau de perfeição, pode fixar-se o número de pontos a atribuir a cada frase. O mesmo se passará em relação às frases com faltas. Tal como nas frases boas deve observar-se os factores de desvalorização até que ponto existem. Não basta atribuir a pontuação positiva ou negativa a cada frase para se determinar o valor real de cada canção. O modo como se seguem as diferentes partes pode ter influência para o valor do todo, bem como o modo como o canto é apresentado: fácil, contínuo, bem timbrado, ardente, lento, triste, etc, para as frases de valor, e nasal vago, largo, sem vida, ruidoso, estridente, cacarejado, etc, para as frases sem valor. A existência de frases sem valor no ponto de vista harmonia, sem que sejam de natureza a serem punidas, prejudicarão o juízo e terão influência na impressão causada pelas aves. Na punição das faltas segue-se o mesmo processo utilizado no julgamento das frases boas.

As faltas são divididas em três classes:

  • Primeira, faltas ligeiras, com a punição do zero depreciativo,
  • Segunda, faltas graves, com punição de 1 a 9 pontos,
  • Terceira, faltas muito graves, com desclassificação das aves.

O número total de pontos de desvalorização, será descontado ao total de pontos de valorização. Presentemente, face dos cuidados que a maioria dos amadores tem na selecção dos seus reprodutores, as faltas graves e muito graves são raríssimas. Todavia, em concursos internacionais e até mesmo nos mundiais é vulgar aparecerem aves que embora não tenhas faltas punitivas não podem por má tonalidade ou desenho da frase evitar o depreciativo zero, que mais pune o criador com poucos conhecimentos de canto que a própria ave.

3. Exemplos Com Indicação de Frases e Seus Valores Mais ou Menos Aproximados

Hohlrollen

Das dificuldades que surgem ao amador do Harz quando da sua iniciação no canto, a maior parece ser a destrinça de todos os tipos de Hohlrollen. Por isso, e para melhor compreensão iremos deter-nos mais demoradamente com exemplos de indicação desta frase.

Deve já notar-se que no Hohlrollen no Knorren e no Klingelrollen, a consoante ‘r’ nunca deve sobrepor-se às vogais de modo a torná-las duras e irritantes, que muito desvaloriza.

O Hohlrollen pode ser:

  • contínuo se não modifica a tonalidade,
  • vibrante se altera e vibra a rolada,
  • ascendente se sobe de tonalidade,
  • descendente se desce de tonalidade,
  • e ondulante se tem movimentos ascendentes e descendentes ou vice-versa.

Hohlrollen contínuo (10)

Hohlrollen vibrante (11)

Nota-se neste Hohlrollen alguma vibração por subida de tonalidade no final.

Hohlrollen ascendente (12)

Hohlrollen descendente (13)

Hohlrollen ondulante (14)

Hohlrollen para 9 a 10 pontos (15)

Hohlrollen para 11 a 12 pontos (16)

Hohlrollen para 13 a 14 pontos (17)

Hohlrollen descendente para 15 a 16 pontos (17_2)

Hohlrollen para 17 a 18 pontos (18)

Hohlrollen ascendente para 19 a 20 pontos (19)

Hohlrollen descendente para 21 a 22 pontos (20)

Hohlrollen também oco para 23 a 24 pontos (21)

Depois desta série de exemplos de Hohlrollen apresenta-se a boa ou má aplicação da consoante ‘r’ e as diferenças entre Hohlrollen, Hohlklingel, Schockel e Flute já que todas estas frases têm mais ou menos as mesmas tonalidades.

Uma má aplicação da consoante ‘r’

Uma ave cante 3 tipos de Hohlrollen com a consoante a sobrepor-se à vogal que torna estas frase muito duras. (22)

Separadamente:

primeiro tipo (23)

segundo tipo (24)

outro igual ao primeiro (25)

terceiro tipo (26)

Outro exemplo ainda mais completo. Esta ave canta Knorren, Hohlrollen vibrante com as sílabas um pouco desligadas, Klingelrollen, e novamente Hohlrollen mais rolado. (27)

As mesmas frases agora separadas:

Knorren (28)

Hohlrollen vibrante (29)

Klingelrollen (30)

Se prestaram atenção a este klingelroll deviam ter notado que termina num minúsculo Hohlrollen.

Agora o último exemplo, Hohlrollen mais rolado. (31)

Para contraste fixemo-nos agora no equilíbrio das 3 frases que se seguem e no modo perfeito como a ave aplica a consoante ‘r’. Esta ave vai cantar Knorren Klingelrollen e Hohlrollen com 3 tonalidades ascendentes. (32)

Hohlrollen que transita lentamente para Hohlklingel (33).

Agora o mesmo exemplo com duas interrupções. No Hohlrollen, no Hohlrollen de transição seguindo-se depois o Hohlklingel. (34).

Outro exemplo, embora semelhante, mas noutra tonalidade. (35).

Este mesmo exemplo com interrupções no Hohlrollen e Hohlrollen de transição seguindo-se de imediatamente o Hohlklingel. (36).

Outro exemplo ainda, sem qualquer indicação para tentarem localizar o Hohlrollen, o Hohlrollen de transição e o Hohlklingel. (37).

Não esquecer que o Hohlrollen até a tingir a transição denomina-se contínuo, mas, quando atinge a transição passa a Hohlrollen vibrante.

Schockel e Hohlklingel (38).

Hohlrollen, Hohlklingel, Schockel e Flute (39)

Como verificaram, o Hohlrollen, Hohlklingel, Schockel e Flute, têm quase a mesma tonalidade, variando somente na sua contextura e menor ou maior pausa entre cada sílaba.

Knorren

O Knorren, baixo da canção, compõem-se de Knorren que apresenta as sílabas ligadas ou roladas, HohlKnorren que apresenta o mesmo desenho do Knorren mas é cantado em tonalidade oca e o GlucKnorren que apresenta as sílabas desligadas por uma pequena pausa.

Apresentam-se estes 3 tipos de Knorren separadamente:

Para contraste apresentam-se estes 3 tipos de Knorren ligados. (43)

Só o Knorren e o HohlKnorren é que podem ser pontuados. O GlucKnorren não é pontuado, mas evidentemente que se uma ave cantar o Knorren completo, ou seja o Knorren, HohlKnorren e GlucKnorren, tem mais merecimento mas, só pela variedade.

Knorren para 9 a 10 pontos (44)

Knorren para 11 a 12 pontos (45)

Knorren para 13 a 14 pontos (46) - deviam ter notado que este Knorren não principia mal, mas termina num GlucKnorren duro.

Knorren para 15 a 16 pontos (47)

Knorren para 17 a 18 pontos (48)

Knorren para 19 a 20 pontos (49)

Knorren para 21 a 22 pontos (50)

Knorren para 23 a 24 pontos (51)

Com este belíssimo Knorren terminamos a descrição e valorização desta frase.

Wassertouren

O Wassertouren é composto por Wasserrollen, rolada oca, e WasserGluck tipo GlucKnorren com água. Há ainda muitos amadores de canto Harz que denominam de Wasserrollen ou WasserGluck um simples chapinado que vulgarmente se ouve associado ao Hohlrollen e Knorren. Isto é errado, porque um chapinado é muito diferente das boas frases de água. Um chapinado é uma falta que deverá ser punida com um zero depreciativo, o que não acontecerá à ave que cantar Wassertouren, pois esta receberá nota positiva conforme a sua contextura e tonalidade. O chapinado dá a sensação da ave cantar com o bico à superfície da água, enquanto que o Wasserrollen dá-nos a impressão de o pássaro estar a cantar com o bico totalmente mergulhado na água.

Vamos ouvir um chapinado, um Wasserrollen e um WasserGluck do tio GlucKnorren com água:

· Um chapinado (52)

· Um Wasserrollen (53)

· E um WasserGluck tipo GlucKnorren com água (54)

Wasserrollen para 6 pontos (55)

Wasserrollen para 9 pontos (56)

Wassertouren para 12 pontos (57)

Hohlklingel

O Hohlklingel é cantado nas mesmas tonalidades do Hohlrollen mas, ao contrário deste que é um rolado, apresenta-se com uma pausa acentuada entre cada sílaba. Seguem-se exemplos do Hohlklingel com exemplos mais ou menos pontuados desde 9 a 18 pontos:

Hohlklingel para 9 pontos (58)

Hohlklingel para 10 pontos (59)

Hohlklingel, levemente descendente, para 11 pontos (60)

Hohlklingel ascendente para 12 pontos (61)

Hohlklingel ondulante e com alteração de cadência para 13 pontos (62)

Hohlklingel descente e com alteração de cadência para 14 pontos (63)

Hohlklingel descendente para 15 pontos (64)

Hohlklingel bastante oco para 16 pontos (65)

Hohlklingel descendente e também oco para 17 pontos (66)

Hohlklingel ondolente e cadências diferentes (bastante oco) para 18 pontos (67)

Este último é um belíssimo Hohlklingel.

Flute

Estas são as frases do canto Harz mais fáceis de determinar.

Flute para 6 a 8 pontos (68)

Flute para 9 a 10 pontos (69)

Flute para 11 a 12 pontos (70)

Flute para 13 a 14 pontos (71)

Flute para 15 a 16 pontos (72)

Flute para 17 a 18 pontos (73)

Schockel

Como sabemos, presentemente há poucas aves que cantam esta apreciada frase. Portanto é sempre muito difícil conseguir exemplos deste tour, mas graças ao arquivo e recorrendo a alguns artifícios vamos tentar exemplificar com a maior verdade possível, esta frase que muito raramente se ouve cantar.

Schockel para 6 a 7 pontos (74)

Schockel para 9 a 10 pontos (75)

Schockel para 11 a 12 pontos (76)

Schockel para 13 a 14 pontos (77)

Schockel para 15 a 16 pontos (78)

Schockel para 17 a 18 pontos (79)

Se repararam bem neste Schockel de 17 a 18 pontos deviam notar que esta frase se apresenta mais cadenciada e mais oca que no exemplo anterior de 15 a16 pontos.

Gluck

Esta frase raramente se ouve em boa tonalidade e cadência e à qual muito pouco criadores se dedicam porque é das frases do canto Harz aquela que degenera com mais facilidade e se torna muito desagradável.

Há dois tipos de Gluck com direito a pontuação. O Gluck cantado em tonalidade vulgar e o Gluck cantado em tonalidade oca que se denomina HohlGluck. Para que estas frases possam ser pontuadas terão de ser cantadas em boa tonalidade e cadência. Há ainda 3 tipos de Gluck que não podem ser pontuados que são o GlucKnorren ou Gluck rolado, o WasserGluck ou Gluck de água, já mencionado em Wassertouren, e o CuttinGluck ou Gluck metralhado. Pelas razões atrás enunciados é fácil perceber-se que os exemplos que vão seguir-se não podem ser perfeitos nem bons, mesmo assim, seguem-se alguns:

Gluck de tonalidade normal (80).

Gluck de tonalidade oca (81).

GlucKnorren ou Gluck rolado (82).

CuttinGluck ou Gluck metralhado (83).

Ainda outro CuttinGluck ou Gluck metralhado (84).

O bom Gluck raras vezes degenera o que não acontece com os Gluck de média qualidade que degeneram com facilidade. Os Gluck de consoante ‘k’ são sempre duros. Ao contrários os Gluck de consoante ‘gl’ ou ‘kl’ são mais melodiosos.

Seguem-se alguns tipos de Gluck com pontuações aproximadas:

Gluk degenerado, merecedor de 2 pontos de punição porque além de má qualidade e má tonalidade apresenta um defeito muito grande que é a mistura de Gluck com Flute (85)

O mesmo Gluck antecedido de outro com 1 ponto negativo (86)

Gluck duro para 0 pontos (87)

Gluck para 2 pontos (88)

Gluck para 3 pontos (89)

Seguem-se 3 tipos de Gluck mais oco:

Gluck para 2 pontos (90)

Gluck para 4 pontos (91)

Gluck para 6 pontos (92)

Klingeltouren

Como já referimos anteriormente o Klingeltouren compõe-se de Klingel e Klingelrollen. O Klingel tem uma pequena pausa entre cada sílaba e o Klingelrollen é rolado.

Klingel para 3 pontos (93)

Klingelrollen para 3 pontos (94)

Klingelrollen ondolante para 6 pontos (95)

Apresenta-se um exemplo com o Klingel e o Klingelrollen para 9 pontos (96)

Termina-se este capítulo com um exemplo de todas as frases quase ligadas (97)

Ouviram: Gluck, GlucKnorren, Knorren, Klingeltouren, novamente Knorren, Schockel, Hohlrollen descendente, Wasserrollen, Hohlrollen ondulante, curto Knorren, Hohlklingel e Flute.

4. Exemplos Só com Indicação de Frase

Este capítulo apresenta frases com indicação simultânea e a seguir frases com indicação antecipada.

Frases com indicação simultânea (98)

Seguem-se exemplos com indicação antecipada

Knorren (99)

Flute (101)

Klingel (102)

Klingelrollen (103)

Klingeltouren (104)

Knorren seguido de Flute (105)

Hohlrollen ascendente e com 3 tonalidade (106)

Klingelrollen e o mesmo Hohlrollen ascendente (107)

Hohlklingel (108)

o mesmo Hohlklingel seguido de Flute (109)

Hohlrollen seguido de Hohlklingel e Flute (110)

Knorren seguido de Hohlrollen ascendente em 3 tonalidades de Hohlklingel e Flute (111)

Klingeltouren seguido de Knorren Hohlrollen ascedndente em 3 tonalidades Hohlklingel e Flute (112)

Hohlrollen continuo (113)

Gluck (114)

2 tipos de GlucKnorren (115)

GlucKnorren seguido de Hohlrollen (116)

o mesmo GlucKnorren e Hohlrollen seguido de Hohlklingel (117)

HohlKnorren (118)

HohlKnorren seguido de Flute (119)

o mesmo HohlKnorren e Flute seguido de Gluck (120)

HohlKnorren seguido de Flute (121)

o mesmo exemplo anterior seguido de um mau Gluck (122)

Exemplos sem qualquer indicação

Exemplos sem qualquer indicação (123)

Fim

Com o nosso sincero pedido de desculpas por não termos eliminado todos os defeitos de gravação e tonalidade, terminamos o 5º capítulo que propositadamente e para mais eficiente treino contém alguns exemplos de razoável nível e vários tipos de Gluck degenerado que irão servir para confronto com frases de boa contextura.

Concluímos assim, os apontamentos básicos de estudo e apreciação do canto do canário Harz, que com muito prazer vos oferece Alexandre Brandão membro nº 95 da Ordem Mundial do Juízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário