quarta-feira, 5 de maio de 2010

Túnel do tempo (Klingeln)

“Texto extraído e traduzido de livro publicado em 1956. Servindo de comparativo e apontamento para estudo da evolução da teoria do canto Harz”.

KLINGELN (Campainha)

O tour acima, assim como o tour de Klingelrollen são os que menos contribuem para a qualidade e valoração do canto do canário Harz. É lógico que isto ocorre e fácil é compreender o motivo, se levarmos em consideração que se utiliza tão somente a vogal “i”. Só isso já é suficiente para explicar que o movimento realizado por estes tours é praticamente nulo. Se a isso agregarmos a falta de plenitude e gravidade desta vogal, aceitaremos perfeitamente estarem incluídos na categoria de tours inferiores com pontuação máxima de 3. No que se refere ao Klingeln, comecemos por dizer que é um tour semi-continuo, assim como acontece com o HohlKlingeln.

Seu som pode ser representado pelo mesmo que é produzido por uma campainha de prata, deixando ouvir claramente a sílaba li,li,li,li di,di,di,di ou hi,hi,hi,hi, conforme emprega as consoantes l, d ou h, sendo, estas duas últimas com menor freqüência, sempre acompanhados da vogal “i”.

A qualidade deste tour depende da bondade da vogal (limpeza e pureza do som), do ritmo (tempo) e da suavidade das consoantes.

Vogais e consoantes devem ser emitidas com força equivalente de tal maneira que estas últimas não afoguem as primeiras, o que suscitaria um efeito de dureza e golpeado. O ritmo é acelerado já que a vogal é fraca. O predomínio da vogal deixa o som agudo. Quando este tour é executado mais alto e se faz golpeado, denigre o efeito geral que havia produzido no transcurso de seu canto, entrando em falta quando este tom é muito agudo com a adição da consoante “s”. Exemplo: sli, sli, sli, sli.

Valoração: É um dos tours de menos valor. Sua pontuação máxima é 3, e em nenhuma planilha de juízes vi lograr este máximo de 3 pontos.

Se outorgará 1 ponto em sua execução mais simples, sempre que seu tom não seja demasiado alto e também guarde certo equilíbrio entre vogal e consoante sem que haja uma emissão muito lenta. Se darão 2 pontos, quando o equilíbrio vogal consoante seja ajustado, quando sua altura de tom seja normal e seu ritmo acelerado. Os 3 pontos são ideais, porém se tende a não premiar este tour com sua pontuação máxima, nem em sua melhor execução.

(Texto extraído do livro “Tratado de Canaricultura Roller” do Dr. Evaristo R. Fratatoni, publicado em 1956. O autor é Juiz de Canto Roller pela Federação Argentina de Canaricultura e Juiz pela Associação Ornitológica Internacional). Espero que o presente texto seja de bom uso e esclarecedor para aqueles que prezam pela valorização e crescimento da canaricultura de canto Harzer.

Um comentário: