terça-feira, 16 de março de 2010

Treinando seu harzer

Preparação dos jovens canários Harzer

A preparação de um bom canário de canto harzer começa desde sua origem, seus progenitores, sua herança genética em especial. Suponhamos que temos canários harzer jovens. Estes serão mais capacitados para o canto em razão da carga genética transmitida por seus progenitores, assim, torna-se essencial conhecer a árvore genealógica dos nossos galadores, “filho de peixe, peixinho é”. O trabalho que nós podemos fazer para o aprendizado de nossos filhotes é despertar e melhorar estas condições inatas ao jovem canário. Nosso dever é guiar o pequeno harzer no caminho da vitória, ensinando-lhe os padrões inerentes ao canto clássico, bem como, quando devem cantar nos concursos.

Este trabalho de aprendizado começa desde o ninho, quando estes estão a escutar seu pai cantar, quanto melhor for o canto melhor será o aprendizado dos jovens canários harzer. Segundo a maioria dos criadores essa fase é a mais importante do aprendizado e a que mais marca o canto do jovem canário, já que são pássaros de grande capacidade de imitação (aprendizado) e memorização.

Geralmente depois dos 45 dias de vida os jovens harzer são colocados nos gaiolões de vôo. Transcorridos outros 15 dias da separação dos pais, os jovens machos iniciam seus primeiros trinos. O ideal é ir separando os machos das fêmeas, se quisermos conseguir bons cantores. Assim como colocar nos gaiolões de vôo seus pais ou seus maestros de canto, para aqueles que utilizam maestros no aprendizado dos filhotes.

É muito importante que os pássaros destinados ao aprendizado de canto permaneçam durante todo seu crescimento no gaiolão de vôo, assim como durante a muda de penas, já que assim nos asseguraremos que o jovem harzer poderá desenvolver-se fisicamente (no gaiolão poderá voar muito mais e desenvolver seus pulmões preparando-se fisicamente) o que nos possibilitara pássaros saudáveis e fortes que terão grandes chances de serem bons cantores harzer. Isto é muito importante já que o pleno desenvolvimento canoro depende da condição física do jovem canário.

Também devemos fazer uma pré-seleção ainda no gaiolão de vôo, se possível, retirando os jovens que apresentem defeito no canto, para que não venham a interferir no aprendizado de seus irmãos. Somente deveremos manter em nosso plantel pássaros de boa genética e grande aptidão canora, a isso chamamos seleção genética.

Após o término da muda de penas, em meados de abril, devemos passar os jovens harzer para as pequenas gaiolas de treinamento.

O local destinado para colocar as gaiolas de canto deve ser tranqüilo, se possível sem ruído externo. Suas dimensões devem ser as mesmas utilizadas para os concursos de canto. As gaiolas de canto são de tamanho bem reduzido não permitindo que o canário se distraia, não devemos deixar que se vejam. As gaiolas de canto devem ser colocadas preferencialmente em um armário ou móvel adequado ou especialmente feito para essa finalidade, para que se possa escurecer o ambiente de treino a vontade. Assim conseguimos concentrar a atenção do jovem aprendiz naquilo que o mesmo vai escutar.

O aprendizado consiste na capacidade do jovem canário de imitar e melhorar o canto do chamado canário maestro. Há que se ter em conta que esta capacidade se desperta no canário desde tenra idade, com já se tem dito. Quando iniciamos o treinamento do jovem canário utilizando-se de um canário maestro, notamos que o canarinho harz tenta imitar o canto do canário maestro, sendo muito difícil de consegui-lo, senão, quase impossível que se consiga 100%, já que o canarinho dispõe de suas próprias qualidades canoras. O jovem canário harz comporá seu próprio canto utilizando-se como base o canto ensinado pelo maestro.

Se não temos um bom maestro, sinceramente precisaremos de um. Podemos usar gravações de canários que tenham comprovadamente um bom repertório e grandes qualidades para o canto. Porém este tema gera grande polêmica entre os criadores. Ha também aqueles que dispõem de vários maestros, com várias tonalidades e tipos de canto, e, dependendo da fase de aprendizado vão trocando o maestro, sempre utilizando os que tenham grande qualidade canora. Outros criadores asseguram que ao se colocar maestros com um repertório curto e após ir trocando por maestros com repertório mais completo e variado, induzem esses jovens canários a confusão podendo inclusive adquirir maus hábitos, já que ao tentar imitar seus maestros ainda não tem capacidade fisiológica para isso.

È conveniente observar muito os filhotes para selecionar os melhores exemplares. Os canários jovens não cantam o dia inteiro, porém as horas que mais costumam cantar são ao amanhecer, ao meio dia e ao entardecer.

Devemos ter as gaiolas de canto escurecidas, de modo a permitir que os jovens canários possam se alimentar. Ao verem a luz, durante 15 a 20 minutos, se acostumarão a abrir o canto, imprescindível para o torneio de canto. Ademais lhes recompensaremos com alguma guloseima.

Nesta fase é conveniente já iniciar a seleção de nossos jovens pássaros, deixando os melhores na aula de canto e retirando os que achamos que não estão correspondendo ao treinamento para os gaiolões de vôo, assegurando que desta forma não influirão no canto dos demais. Pela mesma razão devemos colocar os jovens Harz em treinamento no armário de canto, agrupados por ninhadas, já que estarão num mesmo nível e terão condições físicas e genéticas equivalentes.

Sabemos que o canto é uma herança genética passada de pais para filhos, portanto, não é conveniente mesclar raças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário